Jason Wright é o primeiro presidente negro de uma franquia da NFL
Ex-running back de 49ers, Falcons, Browns e Cardinals é o escolhido pelo Washington Football Team para liderar a franquia no momento mais delicado de sua história
17/08/2020 21h10 - por Marcelisco
Foram precisos 100 anos, mas finalmente a NFL tem um presidente negro em uma de suas franquias. Com a contratação de Jason Wright, o Washington Football Team se tornou o primeiro time da história a ter um presidente negro.

Antes de falarmos mais a respeito, uma reação apropriada:
 
 
Wright é um empresário e ex-jogador que atuou como running back nas franquias de Arizona, San Francisco, Cleveland e Atlanta e, após a aposentadoria dos gramados, completou sua formação acadêmica com um MBA na universidade de Northwestern, a mesma onde jogou antes de entrar na NFL.

O trabalho vai ser duro já que assume o comando de uma franquia acusada de cultura enraizada de assédio sexual e moral, cujo nome extremamente racista só foi alterado após a comoção gerada pela intensificação do debate racial após o assassinato de George Floyd pela polícia e cujo dono é uma das figuras mais detestáveis da liga. Pra não falar das brigas entre os acionistas minoritários e a figura detestável mencionada, Dan Snyder.

De todo jeito, é inegável que é uma ótima notícia ver negros ocupando os espaços que a sociedade racista sempre lhes negou, mesmo que ainda exista muito (e eu quero dizer MUITO) a ser feito no mundo. A NFL nem sempre foi uma liga que permitia a atuação de atletas negros e a franquia de Washington se destaca neste quesito, não só pelo nome ofensivo aos nativos americanos, mas também por ter sido a última a contar com jogadores negros no seu elenco.

Um passo na direção certa ainda é pouco, mas a caminhada é longa e todo passo é importante.




Obrigado por comentar!
Erro!